PAISAGISMO REGENERATIVO


Acesse www.paisagismoregenerativo.com.br para mais informações!


Aberto a pessoas interessadas independente da formação profissional e acadêmica.
Um curso com características de imersão, onde passaremos os dois dias, a cada módulo, na escola de Paisagismo Perau do Encanto ou no Jd Botânico Plantarum, desfrutando de todas estas experiências gustativas, ambientais, culturais, filosóficas, técnicas e paisagísticas.

Composto por 8 módulos, onde serão abordados os temas: 


MÓDULO A: Princípios do Paisagismo Ecológico




Serão aprofundados os princípios do Paisagismo Ecológico ou Regenerativo. 
A abordagem principal do módulo é a Fitogeografia, estudo das características e distribuição geral da vegetação no planeta, com destaque especial às Regiões Sul e Sudeste do Brasil. 
Além de estudar o ambiente natural, aprende-se como aplicar o conhecimento das espécies nativas no paisagismo.


MÓDULO B: O poder das plantas




O objetivo principal "é descomplicar a Botânica através de preciosas dicas técnicas sobre morfologia e taxonomia. 
Ter um entendimento amplo do universo botânico para poder escolher e utilizar as plantas mais adequadas a cada local destinado ao paisagismo", comenta Toni.


MÓDULO C: Manejo Orgânico de Solos e Água em Jardins




O verde e a vida no planeta são moldadas pela geologia do solo que resulta da rocha decomposta conforme as condições do clima local. 
"Cultivando o solo teremos plantas lindas e saudáveis" enfatiza Toni. Além dos tipos de solo, neste módulo será estudada a adubação, a compostagem, a utilização da água no jardim e nos vasos. "Ela é fundamental, pois o solo só tem vida se tiver água."


MÓDULO D: Plantio e manutenção




Tanto na parte teórica quanto na parte prática serão abordadas as técnicas fundamentais para se ter um jardim saudável, entre elas o preparo do terreno; o plantio que inclui o espaçamento, a seleção de mudas e outros; a jardinagem de manutenção com detalhes sobre irrigação, poda, manejo de pragas e de doenças. A atividade prática é a jardinagem, realizada tanto em vasos quanto no chão.


MÓDULO E: Bioclimatismo e telhados vivos




Neste módulo vamos aprender a manejar a vegetação no paisagismo para amenizar temperaturas extremas cada vez mais corriqueiras em época de mudanças climáticas.
Entre os conteúdos propostos estão definições e aplicações e bioclimatismo, noções de umidade e insolação, atuação de ventos e quebra-ventos, fundamentos de telhados vivos e paredes vivas, métodos e aplicações deste conhecimento.
Como grande destaque na parte prática o participante aprende como fazer um telhado vivo de maneira simples e eficiente.


MÓDULO F: Paisagismo vibracional




Vamos observar como o jardim funciona, o seu papel de cura, que torna o ambiente mais agradável. 
O professor fundamenta seus ensinamentos a partir de estudos de padrões da natureza de forma e energia, como o universo se comporta e suas leis podem ser aplicadas no jardim.
Entre as abordagens teóricas estão conhecimentos e técnicas de Feng Shui, de Permacultura, de Radiestesia e de Geobiologia que permitem criar jardins vibracionais. 

Além da teoria, serão feitas práticas de sensibilização para entender as energias sutis emanadas pela natureza.


MÓDULO G: Projetando jardins ecológicos




Neste módulo obtemos uma sistematização final de tudo o que se aprendeu nos meses anteriores.
Entre os destaques deste módulo estão as técnicas fundamentais para se entender o local e se ter um jardim saudável. 

O aprofundamento sobre o programa de necessidades da natureza e do cliente. Conhecimentos sobre o zoneamento ambiental e suas funções. As técnicas de implantação de paisagismo e os tipos de materiais adequados. 
Como prática, neste módulo serão partilhadas vivências pessoais neste tema e os desenhos de projetos feitos pelos participantes.


MÓDULO PPO: Produção Orgânica de Plantas Ornamentais



Toni Backes coloca que este módulo teórico e prático foi desenvolvido para quem está iniciando ou vai iniciar a produção de plantas ornamentais, excetuando-se as flores de corte. 
As técnicas apresentadas são de aplicação simples, propiciando condições de que realmente seja possível o começo ou o melhoramento da produção de variados portes de plantas usadas em jardins, desde árvores até pequenas plantas em vasos.
Ensina-se a multiplicação por sementes, estaquia e divisão de touceiras, bem como preparo de substratos básicos sem aditivos químicos. 

Não serão abordadas técnicas de produção de plantas comerciais em condições especiais de cultivo que dependam de estufas sofisticadas e uso de adubos químicos e agrotóxicos.

Para conferir as datas de realização dos módulos, clique nas guias acima para o Curso em São Paulo ou Curso no Rio Grande do Sul.


2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Fiz o pagamento por intermédio da professora Vanessa. Não recebi minha inscrição. Poderia checar pra mim? Se possível, enviar minha inscrição.
    Meu nome é Magda Rita Zaffari.
    Aguardo retorno.
    Obrigada.

    ResponderExcluir