5 Espécies de plantas para um RECANTO PRODUTIVO


Aí vai uma breve descrição de uma parte do meu jardim que gosto bastante. 



Arranjo de 5 plantas úteis, tanto na culinária e na medicina, como na limpeza de nossa casa. 
Algumas são bem conhecidas e utilizadas, como limão e sálvia, outras vale comentar suas características que justificam seu uso em jardins produtivos. 
Estão em diferentes situações edafoclimáticas (solos e climas) em um espaço de aproximadamente 3,0 x 7,0 m sendo que parte é um pequeno gramado da espécie coreana (Zoysia tenuifolia) próximo à porta da cozinha.
São plantas de diferentes texturas, cores e portes que podem resultar num jardim atrativamente ornamental e útil.

Nome popular
Espécie
Família
     1. Limão Taiti
Citrus latifolia
Rutaceae
     2. Alpinia branca/ falso cardamomo
Alpinia zerumbet
Zingiberaceae
     3. Framboesa silvestre
Rubus rosifolius
Rosaceae
     4. Sálvia tempero
Salvia officinalis
Lamiaceae
   5. Trepadeira limão/ ora-pro-nobis aurea
Pereskia aculeata
Cactaceae

LIMÃO: arvoreta da variedade Taiti, produz frutos abundantemente por 10 meses do ano. Neste local se aproveita do chorume de nossa composteira.



ALPINIA: folhagem alta de lindos cachos de flores brancas medicinais. Suas folhas podem ser usadas para aromatizar roupas em máquinas de lavar.



FRAMBOESA SILVESTRE: este arbusto baixo e escandente nasceu espontaneamente ali e em vários locais do nosso jardim, deixamos crescer, pois produz frutificação constante por vários meses do ano. Podemos colher “berrys” um pouquinho cada dia. Não é por menos que é a fruta preferida de minhas duas filhas: Marta (13 anos) e Marina (2 anos). Sempre é um prazer colhê-las.



SÁLVIA: clássico tempero de carnes. Na foto em floração abundante. Foi deixado em canteiro alto e drenado, pois não aprecia muita umidade no solo.



TREPADEIRA-LIMÃO: uma das variedades de ora-pro-nobis, trepadeira crescendo sobre o limoeiro, onde podemos colher folhas para nossas saladas e refogados. As mesmas possuem alto teor de proteína, costumo ensinar que deveria ser obrigatório em todos jardins e sacadas de vegetarianos. Extremamente rústicas, quase não necessitam de cuidado como rega e adubação. 

 

Essa é a nossa colheita para consumo cotidiano:



O que achou? Animou-se para testar alguma destas espécies?
Conte pra gente o que vc tem em seu jardim produtivo?
Comente em nossa Fan Page no Facebook, clique aqui para acessar.

Toni Backes
Perau do Encanto, Nova Petrópolis, RS





Um comentário:

  1. Toni

    "LIDAR COM PLANTAS É UMA ARTE" é a melhor terapia desistressante que existe, além de que no momento das refeiçoes você vê as COMPENSAÇÕES.

    ResponderExcluir